Curcuma

0 Comment

A curcuma.

A curcuma ou açafrão é uma raiz com origem no sudeste asiático. Pertencente “à família do gengibre e muito utilizada na cozinha indiana, para dar um sabor extra”.

Segundo a nutricionista “possui propriedades medicinais graças à presença de curcumina”. Os benefícios são muitos já que “possui propriedades anti-inflamatórias semelhantes a alguns fármacos”, ajudando a aliviar os sintomas de inflamação e reduzir a dor nas articulações.

Também melhora a “circulação e reduz o risco de doença cardiovascular, ao reduzir o nível de colesterol (LDL) no sangue” e a “memória, atuando na prevenção de alzheimer”. E é um “agente anti-séptico e antibacteriano natural.”

O consumo desta raiz também esta ligado às melhoras do sistema imunitário e atua no sistema digestivo e na prevenção da diabetes, sendo que segundo a nutricionista “tomar diariamente curcuma ajuda a reduzir o nível de açúcar no sangue”.

É ainda uma excelente fonte de ferro e manganésio e uma “boa fonte de vitamina B6, fibras e potássio”. Possui também “potentes efeitos antioxidantes que neutraliza os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce”, refere Sónia Marcelo.

fonte: nit.pt